A DANÇA É O QUE ME MOVE, É O QUE ME PROJETA AO MUNDO E ME TRAZ PARA DENTRO DE MIM. DANÇANDO EU ME ENCONTRO COM DEUS!" Irielle Louise



Quem Dança é mais feliz e nós do Ballet Irielle Louise dançamos!!!







segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Educação postural - Para viver bem com a coluna

Além da formação artística, o Ballet envolve muitos aspectos da formação de um ser em pról da boa qualidade de vida.
Apesar das exigências que uma atividade de alta-performance apresenta, se praticada apenas de forma moderada, a prática da dança não afeta o crescimento natural e o dia-a-dia da pessoa, podendo ser praticada apenas como uma atividade física prazerosa.
Destacamos a atividade de alta-performance, para diferenciar um bailarino profissional de uma pessoa que dança apenas por hobby, afinal, um bailarino profissional é um atleta, que para conseguir resultados precisa ir além de seus limites e ter dedicação total, assim como em qualquer outro esporte.
Quem tem como meta se tornar profissional, ou, competir em festivais no caso da dança, precisa ter em mente que somente a prática leva à perfeição, e esta prática pode ser cansativa, repetitiva e dolorosa, porém trará resultados virtuosos e necessários para o sucesso de um bailarino.
Mas vamos expor, neste momento, a dança como meio de corrigir a postura e uma atividade que pormove o bem-estar físico.

Você conhece a sua coluna vertebral?

Alterações das curvas da Coluna vertebral

A má postura é um hábito adquirido na infância e, se não corrigido, carrega-se por toda vida, com várias consequências, entre elas os desvios posturais.

Hipercifose

A Hipercifose causa dorso curvo, gibosidade posterior, podendo haver déficit respiratório. O alongamento e o fortalecimento das musculaturas envolvidas são fatores importantes para impedir o aumento da convexidade da cifose torácica.

Hiperlordose


A Hiperlordose associa-se à arteversão da pelve, com aumento da lordose lombar, e à projeção da cabeça para frente do centro da gravidade, com aumento da lordose cervica.

Escoliose


A Escoliose é um desvio lateral da coluna. Na infantil, a curvatura pode evoluir até 18 anos, provocando alterações anatômicas, quando não detectadas a tempo.

Postura

Postura é um modo particular de sustentacão do corpo, do ponto de vista estático e dinâmico, variando de indivíduo para indivíduo.
sabe-se que a coluna sofre pressão considerável quando você permanece em posição inadequada por um período prolongado. Esse hábito inadequado promove músculos tensos, dolorosos e, consequentemente, ligamentos dolorosos.
Também temos consciência de que a própria vida desempenha papel importante em nossas alterações emocionais, e que estas, na maioria dos casos, são responsáveis pelas tensões musculares que promovem o desequilíbrio das cadeias musculares, alterando nossas atitudes e posicionamentos no decorrer de nossas atividades.
Para evitar esses processos, o indivíduo deve adotar, em suas atividades, uma postura que minimize a pressão sobre os discos intervertebrais, a fim de que estes permaneçam muito tempo na mesma posição, permitindo certo relaxamento muscular, ou seja, devem-se alternar as ações musculares e, acima de tudo, administrar melhor as tensões emocionais.

A Dança é a atividade física que melhor pode te proporcionar uma postura física e emocional equilibradas!
Faça Dança com quem entende do assunto! Faça Dança no Estúdio de Arte e Dança Irielle Louise.

Referências bibliográficas: VERDERI, Érica. Programa de educação postural. São Paulo: Phorte, 2005.










Nenhum comentário:

Postar um comentário