A DANÇA É O QUE ME MOVE, É O QUE ME PROJETA AO MUNDO E ME TRAZ PARA DENTRO DE MIM. DANÇANDO EU ME ENCONTRO COM DEUS!" Irielle Louise



Quem Dança é mais feliz e nós do Ballet Irielle Louise dançamos!!!







sábado, 24 de julho de 2010

MOVIMENTOS TÊM CONHECIMENTO

"Será que o corpo possui inteligência própria quando dança ou é completamente subordinado a um comando do nosso cérebro?
Acredito que possui, sim, um conhecimento próprio. Carrega consigo uma memória mais antiga do que nós mesmos, registros que não estão nas nossas lembranças e vão além da história pessoal. É isso que faz com que saibamos agir mesmo quando não nos foi ensinado - assim acontece, por exemplo, em situações de defesa, agressão, reprodução, ou mesmo em processos criativos, como a dança.
Por que gostamos de dançar? O corpo é a casa onde moramos. E, quanto mais à vontade estamos nele, maior é o nosso bem-estar. Dançar é, metaforicamente, um estado similar ao que tínhamos quando éramos bebê e vivíamos quase exclusivamente como corpo. Assim, de certo modo, ao dançar recriamos aquela atmosfera, quando a relação com nossa mãe proporcionava um estado de plenitude. Essa sensação também acontece porque a dança possibilita a conversa entre o lado externo do corpo (tamanho, peso, postura, pele, etc.) e a nossa realidade interna, representada por nossas sensações, sentimentos, percepções e memórias. É por isso que ao observarmos pessoas absorvidas pela ação de dançar, tudo parece estar conectado para elas."
Elizabeth Zimmerman, professora de Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Dança, na Unicamp.
Texto tirado da revista Marie Claire, editora Globo, edição de julho de 2010.

2 comentários:

  1. é legal isso d dançarmos algo q não sabemos por puro isntinto ! dançar livre é o mesmo que viver livre, nos dois você se sente completamente solta e feliz !

    ResponderExcluir
  2. E a técnica bem ensinada e aplicada te ajuda a potencializar a capacidade de se expressar livremente através do movimento e, artisticamente, se essa for sua intenção! Por isso Estudamos a dança e suas técnicas. Mas no nosso ballet esse estudo é sempre favorecendo a criatividade e expressão individual de cada bailarino! A sua dança pessoal é importante para mim!

    ResponderExcluir