“As apresentações de dança, antes de serem apenas mera ilustração, são parte importante da formação em dança, porém como resultado de todo um processo que desemboca num espetáculo. Enquanto em algumas áreas os trabalhos desenvolvidos são mais palpáveis e de fácil percepção, em dança o espetáculo constitui a única forma de os pais terem acesso ao aprendizado dessa linguagem. [...]. O propósito da dança como forma de arte e expressão é justamente propiciar ao corpo “que dança” possibilidades diferenciadas de percepção e cognição, diferentemente do que ocorre com o corpo “na dança” da festa junina ou em outra festa qualquer.” (Morandi, 206, p.90)
A montagem e apresentação de um espetáculo no encerramento do ano letivo é tradição nas escolas de dança. É a obra-prima e o resultado do trabalho anual do artista que é o profissional que ensina dança, coreografa e dirige as escolas e os espetáculos. Portanto é um trabalho, não uma festa, como as promovidas nos dias festivos nas escolas de ensino regular.
Não seria diferente conosco.
É preciso que os pais e as alunas se comprometam com os dias de ensaio e a participação de suas filhas. Se uma bailarina falta um dia de ensaio ou apresentação, ela prejudica todo o espetáculo, a si mesma e as outras colegas bailarinas.
O espetáculo leva o nome do Estúdio de Arte e Dança Irielle Louise e, por isso, zelamos para que seja o melhor possível. Não desejamos apresentar à sociedade um trabalho realizado sem primor estético, por isso investimos no que há de melhor em se tratando de artes e espetáculos. Custear a montagem de um espetáculo significa aluguel do teatro, contratação do trabalho do profissional de iluminação, do segurança, fotógrafo, e outros.
E sendo este o nosso trabalho, nossa “mercadoria”, faço minhas as palavras de uma grande dama do teatro brasileiro do século XX, Cacilda Becker, quando a questionavam sobre os preços dos ingressos para o teatro e pediam a ela cortesias, ela costumava responder: “Não posso te dar a única coisa que tenho para vender!”
Pais de bailarinas, não precisam se envergonhar de vender os ingressos do espetáculo, nem se recusar a comprá-los para si mesmos. Os senhores não serão os primeiros nem os últimos a oferecer ingressos para prestigiarem as suas filhas artistas! Um teatro vazio não fará bem para a auto-estima delas. Além do mais, precisamos pagar o aluguel do teatro, para que nossas bailarinas façam lindamente o espetáculo num espaço adequado! A felicidade e a satisfação delas quanto ao ballet dependem desta participação dos pais.
Algumas famílias julgam ser algo desnecessário investir na participação de suas filhas em espetáculos de dança. O que queremos é tentar fazê-los entender o que pode significar esta experiência para cada uma delas.
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