A DANÇA É O QUE ME MOVE, É O QUE ME PROJETA AO MUNDO E ME TRAZ PARA DENTRO DE MIM. DANÇANDO EU ME ENCONTRO COM DEUS!" Irielle Louise



Quem Dança é mais feliz e nós do Ballet Irielle Louise dançamos!!!







domingo, 25 de outubro de 2009


A montagem e produção de um espetáculo é como todo trabalho.
Envolve investimento financeiro, tempo, mentes pensando, mão-de-obra, dedicação de dezenas de pessoas. Portanto não deve ser entendido e tratado como brincadeira e diversão.
Quando nos colocamos em cima de um palco, muitas pessoas trabalharam e continuam trabalhando por trás disso.
A produção de arte e de espetáculos são profissões como qualquer outra e reconhecidas pelo ministério do trabalho e pela sociedade mundial.
O artista está inserido no contexto cultural de sua cidade e país.
Mas o que vem a ser cultura?
De acordo com o dicionário Aurélio (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Revisada e ampliada. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2000. p.197, cultura vem a ser:
“O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais, etc., transmitidos coletivamente e típicos de uma sociedade. O conjunto dos conhecimentos adquiridos em determinado campo”.
A dança é a forma universal de expressão da cultura. Ainda que não se saiba falar outras línguas ou lê-las, através dos movimentos de um corpo dançante, é possível se comunicar e se entender.
O primeiro dançarino tem seu registro nas cavernas pré-históricas há mais de 14000 anos, o que nos relata Paul Bourcier, professor de História da Dança da Universidade de Paris, em seu livro História da Dança no Ocidente, 2001.
Voltando-se para nós, podemos recordar das brincadeiras de roda, ou do bebê, que ainda sem saber falar oralmente, movimenta-se. E isso pode ser entendido como dança, dependendo dos olhos de quem ver.
Levar tudo isso para o palco, tem motivado e mobilizado incontáveis pessoas ao longo da História, seja por questões estéticas, idealistas ou política. A dança cabe em qualquer lugar.
E é por isto que dançamos e produzimos arte, pelo simples fato de estarmos vivos e de respirarmos e de nos movermos, e termos muito o que dizer.
Alguns nascem para serem médicos e curar doenças. Outros para serem políticos e representarem o povo em sociedade. Alguns são professores e preparam todos os outros para suas profissões. Nós artistas nascemos para ser tudo isso em uma só pessoa.
Por isso, devemos ser reconhecidos, respeitados e valorizados pelo que fazemos. Se nos divertimos com isso, não quer dizer que estamos brincando. Nosso trabalho também é árduo e o espetáculo é o clímax do nosso trabalho.
Saibamos investir em arte. Saibamos assistir arte. E saibamos consumir e conviver com a arte!
Esta é a nossa luta, a nossa arte, o nosso trabalho! Estúdio de Arte e Dança Irielle Louise.
Irielle Louise de Lima
Artista-docente

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Irielle vc dissertou corretamente...
    Parabéns!!!

    Para tudo isso acontecer todas as pessoas envolvidas neste ardo processo devem ser dedicadas e empolgadas com o que fazem,para que possamos ter um excelente resultado!!!

    Vamos com tudo!!!

    Estou de volta... uhu ... rsrsrs

    ResponderExcluir